O marketing sensorial já é uma realidade e Guarulhos também marca presença neste segmento com a primeira empresa Marketing Sensorial instalada na região, a Olyra Marketing Sinestésico, especialista em estratégias de marketing olfativo e experiências sensoriais, incluindo aromatização, sonorização, visual merchandising, desenvolvimento de essências, além de uma consultoria para o planejamento e implantação de estratégias relacionadas ao tato, audição e paladar, além de novas tecnologias.
Marketing sensorial
O marketing sensorial nada mais é do que uma estratégia utilizada para envolver os clientes gerando vínculos emocionais que fomentem a percepção de uma marca. O conceito é bastante simples: proporcionar uma experiência ao consumidor que englobe todos ou alguns dos cinco sentidos humanos – o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição -, utilizando um ou mais sentidos conforme o negócio. Na prática, isto pode ser aplicado de diversas formas: um cheiro específico de uma loja, a música que embala o ponto de venda, uma bala ou algum alimento para degustação do cliente, entre outros.
A intenção é gerar uma experiência marcante nos clientes, potencializando as vendas, aumentando o faturamento e a permanência do cliente no local. Também visa aumentar o share of mind (divulgação boca a boca), criar uma identidade sensorial, além de proporcionar um ambiente mais agradável aos funcionários.
O desenvolvimento mais marcante realizado por eles foi uma essência para aromatizar uma pastelaria, diminuindo ao máximo o cheiro da fritura dos pastéis, fazendo com que a permanência das pessoas no ponto de venda fosse maior.
Estas estratégias podem ser aplicadas em qualquer ambiente como academias, ações promocionais, casas, consultórios, áreas de espera, escritórios, pet shops, lojas de roupa, lojas de sapatos, hotéis, resorts e prometem complementar todas as estratégias de marketing já existentes.
Por redação
Foto divulgação
2 Comments
E eu pensando que só era possível aromatizar e colocar um som na loja.
O conceito muito legal.
Cada vez mais ouviremos falar sobre o tema, pois o Marketing Sensorial está sendo muito procurado pelas empresas de forma a criar experiências novas e únicas com os seus clientes, além de criar uma identidade e uma memória olfativa ligada a marca.