Todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo participam da segunda edição da Museum Week – ação promovida por gestores comunitários de museus e instituições culturais francesas, em colaboração com o Twitter. A iniciativa acontece na semana de 23 a 29 de março, convidando instituições culturais e museus de todo o mundo a participarem com postagens temáticas na rede social.
No ano passado, a #MuseumWeek teve o engajamento de 630 museus em toda a Europa. Este ano, os organizadores querem dar uma dimensão global ao evento, incentivando instituições de todo o mundo a dialogarem e usarem a ferramenta de forma criativa e divertida.
“Acreditamos que esta ação é uma excelente oportunidade para nos unirmos a uma ação mundial em torno de museus, estimulando também o público a postar e a compartilhar suas impressões sobre esses espaços. Além disso, a proposta é aproveitar também para divulgar informações curiosas, de bastidores, e que são pouco conhecidas do público”, diz Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura.
A ação acontece da seguinte forma: durante sete dias os museus participantes devem tuitar sobre temas pré-definidos para cada data, entre eles arquitetura, família, bastidores do museu e até os selfies. Durante os dias de semana, os temas incentivam o intercâmbio online entre os museus e, no fim de semana, a participação dos visitantes. As postagens devem ter a hashtag #MuseumWeek, que será usada mundialmente.
A Secretaria da Cultura também participa como @culturasp, retuitando os posts de suas instituições e com outras informações sobre o tema.
Os museus da Secretaria da Cultura.
Por redação
Foto divulgação