O Teatro Itália completa 50 anos e comemora com a finalização do processo de restauração e reforma que durou quatro anos. O coquetel de reinauguração acontece no dia 16 de abril, quinta-feira, com show da cantora baiana Suzana Belo.
Localizado na esquina da avenida São Luís com a Ipiranga, ele fica no térreo do Edifício Itália, um dos endereços mais famosos e românticos de São Paulo, hoje protegido pelo Patrimônio Histórico.
Desde a sua inauguração, em 1965, o Teatro Itália se destaca na cena cultural da cidade, mas recentemente a falta de reformas o deixou em vias de fechar as portas. Foi graças à coragem de dois produtores culturais, Erlon Bispo e Cleiton Domingos, que isto não aconteceu. “Apesar de enfrentar anos difíceis, logo percebi que o Teatro era muito querido pela população da cidade. Isso me deu o impulso para continuar o projeto”, fala Erlon sobre a sua gestão à frente do Itália, que teve início em 2011.
Mesmo com grande dificuldade de caixa, o Teatro passou por importantes mudanças em seu foyer e na sala de espetáculo, mas faltava o mais importante: a reforma estrutural.
Através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), a Drogaria São Paulo abraçou este projeto que ao ser finalizado não só devolve todo o charme ao Teatro Itália, mas contribui com a revitalização de seu entorno, o belíssimo Centro de São Paulo.
Charme Recuperado
O renascimento do Teatro Itália começou em 2011, quando os produtores baianos Erlon Bispo e Cleiton Domingos resolveram evitar o seu já datado fim. Sem dinheiro para investir, Erlon acionou seus conterrâneos baianos. Em alguns dias eles estavam estacionando em frente ao Itália um caminhão, literalmente, lotado de tintas coloridas e objetos de cena utilizados pelo cenógrafo Pedro Caldas em alguns de seus trabalhos em Salvador. Contando também com a colaboração da figurinista Adriana Hitomi o Teatro começava a renascer a partir de sua entrada.
Com nova cara e cores, o Teatro Itália reabriu em 30 dias como mandava o contrato, com a peça “Eu Te Amo Mesmo Assim”, de João Falcão. A temporada foi um sucesso, igual ao novo foyer, que desde então é reconhecido, e premiado, como o mais charmoso da capital.
Em uma segunda etapa, agora já com um pequeno patrocínio e a sempre disponível ajuda dos amigos, o foco foi à sala de espetáculos. Ganharam atenção as portas, o tratamento acústico, o carpete, que foi trocado, e as 278 cadeiras, que foram restauradas para que a memória do lugar fosse preservada. Mas faltava a importante reforma estrutural, que traria definitivamente o Teatro Itália para século XXI. Graças ao patrocínio da Drogaria São Paulo, a obra saiu do papel e está em fase de acabamento.
O cenógrafo Pedro Caldas foi novamente convocado para redecorar o foyer, que agora conta com um projeto de iluminação assinado por Guilherme Bonfanti. O light designer trabalha para os maiores grupos de teatro, dança e música do País. Em 1992, Bonfant ganhou o Prêmio Shell com o espetáculo “O Paraíso Perdido”, primeira encenação do Teatro da Vertigem, da qual é fundador.
Novos aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas foram instaladas, alinhadas com o consumo consciente de energia, e os banheiros para o público estão sendo adaptados de acordo com as normas de acessibilidade.
Na sala de espetáculo o palco está sendo reformado e os atores irão contar com quatro camarins, cada um deles equipados com banheiro e ar-condicionado.
“Esta obra trará muito mais conforto ao público e aos artistas que aqui se apresentam. E ela não seria possível sem a confiança que a Drogaria São Paulo depositou no projeto”, conta Erlon Bispo que ainda comemora a feliz coincidência da reinauguração acontecer no ano em que o Edifício e o Teatro Itália comemoram os 50 anos de sua inauguração.
Ao término da obra, o todo o projeto para a recuperação do Teatro Itália estará concluído. Não sem antes a sala de espetáculo ser batizada de Sala Drogaria São Paulo. Uma homenagem merecida.
Teatro Itália
www.teatroitalia.com.br
Av. Ipiranga, 344 – Centro, São Paulo
Tel: 11 3231 0871
Por redação
Foto divulgação