Frequentemente, os paulistanos têm demonstrado que se tornaram individualistas, sejam nas ruas, em suas casas, ou até mesmo no trabalho. Porém, um ato que acontece no próximo dia 25 de outubro, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, almeja ser o primeiro passo da grande mudança deste panorama. Trata-se da segunda edição do Holi Festival das Cores, tradicional celebração indiana que comemora a primavera e promove a paz e a união entre diferentes povos. Neste ano, os sete chakras foram escolhidos como tema da festa, representados por sete tons de pó colorido que irão simbolizar saúde (roxo), união (verde), alegria (amarelo), renovação (rosa), paz (azul), amor (vermelho) e positividade (laranja).
Segundo Bruno Lambiasi, sócio-diretor da Verdi Produções, organizadora e detentora dos direitos autorais do Holi, cada conceito hindu deverá ser enaltecido e compartilhado pelo público durante as diversas explosões de cores que acontecerão no evento. O empresário justifica que, além de homenagear os 60 anos do parque, a escolha pelo Ibirapuera neste ano é pelo fato de o local ter melhor sinergia com a proposta da celebração, já que, diariamente, pessoas de todas as classes sociais convivem por lá. “Como o Ibira possui um grande fluxo dos mais variados públicos, esperamos que os momentos das explosões de cores do Holi, onde todos estarão completamente pintados por pó colorido, façam com que as pessoas se vejam como iguais e reflitam a importância de se compartilhar os sete chakras. O paulistano precisa entender, de uma vez por todas, que cada um nós é um agente transformador da cidade”, afirma.
Para unir e engajar ainda mais os participantes no festival, diversas atividades multiculturais serão novamente disponibilizadas no evento, como yoga, meditação, mantras festivos hindus e música de diferentes gêneros, que vão desde o reggae até o eletrônico. Uma Jam Session com 25 renomados músicos e instrumentistas contemporâneos promete encerrar o Holi Festival das Cores com chave de ouro. “Selecionamos criteriosamente artistas que consigam compartilhar os sete chakras por meio de suas músicas”, comenta Lambiasi.
No entanto, o empresário revela que mesmo com tantas atrações via lei de incentivo à cultura do ProAC (programa de ação cultural), patrocínio master da Colgate, e apoio da Sabesp e da transportadora Sigla, o custo total do Holi ultrapassa a verba máxima do programa e alguns empecilhos, como a rubrica do pó colorido, não é aceita pelo Ministério da Cultura. Para suprir esta necessidade, como no ano passado, uma campanha de financiamento coletivo foi criada para que seja possível propagar os conceitos hindus das explosões coloridas.
Os interessados em ajudar a colorir o parque do Ibirapuera e promover convergência dos chakras por meio dos pós coloridos precisam acessar o site oficial do evento , ou a fan page no Facebook. Em ambos os links, é possível adquirir os kits, que vão desde R$ 30, com o porta cores e seis doses de refil, até o kit completo de R$ 145, contendo dois porta cores com 20 doses de refil e duas camisetas oficiais da festa. Diferentemente de 2013, o sistema de refil será feito por fichas, cada uma representando 100 g do pó colorido, equivalente ao tamanho de um porta cores. Para retirar os kits, basta levar o e-mail de confirmação de pagamento e pegá-los nos guichês de trocas no próprio parque no dia do evento.
O Holi Festival das Cores 2014 recebe ainda o endosso do Centro de Cultura da Índia e de diversos órgãos indianos. Um deles é o Iskcon, comunidade internacional com mais de 350 centros espalhados pelo mundo que tem como objetivo difundir os conceitos Hindus pelo mundo.
Primeira edição
Em setembro do ano passado, aproximadamente 20 mil pessoas compareceram à Ilha Musical do parque Villa Lobos durante o primeiro Holi Festival das Cores brasileiro. A festa contou com uma campanha de crowdfunding para sua realização, levantou aproximadamente 185 mil reais e transformou o Holi 2013 no maior evento financiado coletivamente no Brasil, com mais de 2.300 colaboradores.
Programação
10h – Abertura + Yoga + Meditação Coletiva
11h – Dança Indiana “Bharatanatyam”
11h15 – Música Indiana “Bhajans”
12h15 – TK and Nam Rock
13h30 – Xaxado Novo
14h30 – Bloco Kaya na Gandaia
15h15 – DJ Piero Chiaretti
16h30 – Jam Session Verdi
Importante
– O pó colorido é biodegradável. Sua composição é de origem natural à base de farinha de arroz, com corantes orgânicos e não oferece riscos à saúde humana ou ao meio ambiente.
– Durante o Holi Festival das Cores não serão comercializados bebidas nem alimento.
Sobre a Verdi
A Verdi Produções nasceu em Barcelona, na Espanha, do encontro de Bruno Lambiasi, Rafael Freitas, Krishna Murari, três jovens músicos e artistas que resolveram trazer para o Brasil um pouco da cultura de livre compartilhamento. Fundada há cinco anos, a produtora já realizou diversos eventos, como exposições coletivas, Jam Sessions, seções de cinema, grupos de discussões, eventos sociais, entre outros.
Serviço
Holi Festival das Cores 2014
Local: Parque Ibirapuera (plateia externa do Auditório) – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo
Data: 25 de outubro de 2014, sábado
Horário: das 10 às 18h
Entrada gratuita
Por redação
Foto divulgação