As famosas pontes de Paris que enriquecem o cenário romântico da cidade, são testemunhas de momentos históricos e de inúmeras declarações de amor! Aqui, alguns segredos sobre estas “pontes” que fascinam turistas do mundo todo.
Pont de La Concorde
Antiga Place Louis XV, sua construção começou em 1727, mas, por falta de financiamento do material necessário, a ponte só ficou pronta em 1790. Graças a revolução francesa! Eles utilizaram as pedras da destruição da fortaleza da Bastille para terminar a ponte.
Pont Neuf
Como seu nome indica, a Pont Neuf (Ponte Nova) é a mais antiga ponte de Paris. Construída no final do século XVI e início do século XVII, foi a primeira ponte feita de pedra e que atravessava inteiramente o rio Seine, uma passagem de pedras para pedestres.
Pont de la Tournelle
A ponte teve como objetivo ligar a Rive Gauche a l’Ile Saint Louis. Considerada uma das pontes mais emblemáticas da cidade, ganhou uma torre com a imagem de Sainte Geneviève (Santa Genoveva), padroeira de Paris.
Pont des Arts
Primeira ponte metálica de Paris, a Pont des Arts foi comandada por Napoléon para que a paisagem da cidade tivesse uma ponte com uma nova tecnologia. “A fonte” batizada de Pont des Arts herdou o nome do Palais des Arts, que após a revolução francesa foi transformado no museu do Louvre.
Pont Alexandre-III
Inaugurada para a Exposição Universal de 1900, com sua bela arquitetura, sua decoração barroca e sua situação geográfica, a Pont Alexandre-III é considerada a ponte mais famosa de Paris. Construída em homenagem a amizade entre a França e a Rússia, a ponte tem decoração composta de estátuas, que são as Nymphes de la Seine com as armas de Paris, e Nymphes de la Neva com as armas da Rússia. Um símbolo forte no coração de Paris.
Por Paulo Pereira, de Paris
Fotos divulgação