Em tempo de crise, podemos até desanimar, mas os amantes de decoração não precisam se ver num “beco sem saída”. Todos nós, por menos condições que tenhamos, gostamos de ter um ambiente personalizado e para esses tempos difíceis medidas fáceis e baratas são nossas aliadas. Com um pouco de criatividade, bom gosto, paciência e disposição para “arregaçar as mangas”, encontramos soluções.
Dentro dos recursos que já temos, a reciclagem de objetos é algo alcançável, então antes de descartá-los, pense na sustentabilidade e ajude esta causa. Como começar? Vamos pensar nos móveis. Os pallets – que são nada mais nada menos que estrados de madeira, metal ou plástico utilizados para movimentação de cargas -, podem, após um processo com verniz, virar um banco de madeira ou sofá (utilize algumas almofadas ou futons para assentos ou encostos). Um centro de mesa ou mesmo um jardim vertical também podem ser construídos com essa técnica.
Quem aposta num estilo mais retrô, peças e acessórios são facilmente encontrados em brechós a preços acessíveis, porém aquela velha escrivaninha após um lixamento e uma pintura numa cor alegre e atual dará um estilo vintage ao ambiente. A pintura em frentes de gavetas e trocas de puxadores, seja em armários ou portas, mudará totalmente o estilo da peça. Invista radicalmente na mudança de lugar das peças de mobiliários. Mude, por exemplo, a sala de estar (poltronas e mesas) e substitua pelo local onde se encontra um aparador. Gire as peças e o ambiente será outro!
Quadros e acessórios
As ideias vão além da imaginação: velhos baús e maletas podem ser usados como mesas laterais ou auxiliares. Há quem aposte em prateleiras, onde a base principal é uma simples prateleira revestida com um livro, e a partir dela empilham-se mais livros. Ou maletas antigas parafusadas nas paredes… Fenomenal! Para os quadros, troque as molduras ou pinte-as! Arranje uma ilustração ou pintura e emoldure-a. Fique atento aos amigos e participe de um sistema de troca de objetos. E quem já enjoou daquele velho espelho, há inúmeros quadrinhos com espelhos e molduras que podem como aqueles que se usa para fazer a barba. Faça uma montagem com vários deles em alturas e intercalados diferentemente. Eu os usaria no meu lavabo.
Paredes
Arrisque uma nova cor. Escolha a parede que mais se destaca na sua sala ou quarto (que deve ser a cabeceira), use uma cor atual ou tinta lousa, por exemplo, e todo dia modifique os dizeres dessa parede. Se você tiver restos de papéis de parede ou puder arranjar, incremente uma parede do escritório e coloque uma faixa de cada rolo de papel de parede (aproximadmente 53 cm cada faixa).
Escritórios de decoração e arquitetura também se veem neste momento de proporcionar aos clientes novas possibilidades e trabalham aliados para alavancar novas formas de caminhar junto ao momento atual. Há várias ideias sendo criadas e implementadas. Canos de hidráulica (PVC) podem ser usados como cabides ou prateleiras, já visto em projetos de arquitetura. Existem também outlets onde mercadorias baratas são encontradas. Outra dica bem bacana é dar uma passadinha num home Center. A facilidade em comprar objetos num mundo de variedades, com o uso da criatividade e uma boa garimpada, vai te trazer um bom benefício.
Por Denise Fagundes, designer de interiores
Edição Kelly Saito
Fotos Thamyres Aguiar e divulgação