A Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Coordenadoria de Relações Internacionais, está recebendo durante esta semana a delegação do Conselho Municipal da cidade de Maputo (Moçambique). O grupo, com três representantes, chegou nesta segunda, 16, a Guarulhos e fica até sexta-feira, com o intuito de conhecer as práticas guarulhenses na gestão dos cemitérios, visitando as necrópoles geridas pelo município e também algumas particulares. Guarulhos e Maputo mantêm um acordo de cooperação técnica desde 2007.
A delegação foi recepcionada, pela manhã, na Secretaria de Serviços Públicos pelo secretário-adjunto Unaldo Santos e por Fernando Santomauro, coordenador de Relações Internacionais. No local, houve uma mesa-redonda com a troca de experiência de ambas as cidades. Os dados de Guarulhos foram apresentados por Rosemeire Almeida, gestora do Departamento de Serviços Funerários.
Domingas Pinto Romão, diretora-adjunta de Salubridade e Cemitérios de Maputo, Horácio Facitela Maluvane, administrador do Cemitério de Lhanguene, e Alfredo Faife, administrador do Cemitério de Michafutene, expuseram o trabalho realizado em Maputo. Existem na cidade moçambicana três cemitérios, porém, apenas um, aberto em 2012, está recebendo novos sepultamentos. “Vamos aproveitar ao máximo cada informação de Guarulhos. Temos muito a avançar. Queremos implementar nossos cemitérios, modernizar o crematório e ter um banco de dados”, comentou Alfredo Faife, sobre algumas das necessidades de Maputo nesta área.
Para Guarulhos, a visita fortalece as relações entre as duas cidades em seus objetivos mútuos de cooperação. “A cooperação com Maputo, além da bagagem histórica, qualifica nossas políticas públicas. E esta troca de experiência favorece que estas políticas se solidifiquem”, apontou o coordenador de Relações Internacionais, Fernando Santomauro.
Agenda
Na agenda desta segunda, na parte da tarde, o grupo visitou os cemitérios do São João e Picanço. Nesta terça-feira, 17, visitam o IML, a Seção Técnica de Verificação de Óbitos e o Cemitério da Vila Rio de Janeiro. A Prefeitura está disponibilizando um material técnico e descritivo de cada local visitado, condensando as práticas de gestão dos cemitérios, que vai ser entregue à delegação africana ao fim da estadia na cidade.
Por redação
Foto Jair Malavazi/PMG