Vai passar o feriado prolongado na cidade de Guarulhos? Se a resposta for “sim”, o convite é para prestigiar os artistas e a cultura do nosso município. A programação traz exposição de arte, espetáculos (de dança e teatro), baile para a terceira idade (mas nem por isto os mais novos não podem ir!) e feira de artesanato com várias coisinhas bonitas para presentear e até adiantar o presente do Dia dos Namorados. Viu como Guarulhos tem? Vamos lá para a programação. Anote, leve a família, os amigos e curta a cultura da cidade. #ficaadica
Artesanato
Feira Permanente de Artesanato – De quinta a sábado, das 9h às 17h, no Calçadão da rua Felício Marcondes. A Feira reúne uma mostra diversificada dos “fazeres” artesanais da cidade e o melhor: com preços convidativos. Quem compra artesanato também incentiva a cultura popular; portanto, não se avexe!
Artes Visuais
Mostra O Velho e o Mar – Até dia 14 de junho, todos os dias, das 9h às 22h no Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Na exposição, a artista Cláudia Briza, inspirada pela obra O Velho e o Mar, do escritor Ernest Hemingway, apresenta várias instalações (forma de expressão artística que pode englobar pintura, escultura, vídeo, entre outras performances, com objetos organizados em um ambiente), enfocando a navegação e sentimentos. O destaque fica para a instalação central, que mostra, aglutinadas no centro, varas de pescar com linhas de nylon amarradas em pedras de diversos tamanhos. A imagem lembra uma palmeira. Atenção também ao balanço montado em outra instalação: você pode voltar a ser criança e balançar, sim! Isto é apropriar-se da obra de arte. Aproveite! A entrada é franca.
Baile
Baile da Melhor Idade – Sábado, dia 6, às 19h, no Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Indiscutivelmente, a Banda Lira é um patrimônio de Guarulhos; portanto, os cidadãos daqui precisam mesmo conhecê-la: afinal, são 107 anos de existência. Não é para qualquer um! Tendo no repertório músicas de ilustres compositores como Ary Barroso, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Lupicínio Rodrigues, entre outros, a Banda Lira faz o público dançar muuuito, sem este negócio de ficar com vergonha. É chegar, lançar mão de um par (e se não tiver, vai sozinho mesmo) e sair dançando. Assim como cantar, dançar também espanta os males. Aproveite, até porque também é de graça.
Teatro
Território de Passagem – Sexta, dia 5 (às 20h), sábado, dia 6 (às 20h) e domingo, dia 7 (às 19h) no Teatro Padre Bento (rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade). Para quem gosta de teatro e dança, está aí a boa pedida. Território de Passagem é um espetáculo de dança contemporânea desenvolvido por alunos do Núcleo de Dança II da Escola Viva de Artes Cênicas. A escola é de Guarulhos; então, mais um motivo para prestigiar! O espetáculo é indicado para pessoas com idade a partir dos 12 anos. A entrada é franca, mas é preciso retirar ingressos uma hora antes do espetáculo.
Quixote de Guarulhos – Quinta, dia 4, às 16h, no Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/nº). Encenado pela Trupe Naíka, o espetáculo mostra a paixão e as desventuras do Dom Quixote de Guarulhos, um catador de papéis, e de seu (nada) fiel escudeiro, o argentino Pancho Sanches. Entrada franca.
Trilogia Xerebística – Cia Los Xerebas – Domingo, dia 7, às 11h na Praça Getúlio Vargas, Centro, e às 16h na Praça IV Centenário, Centro.
Composta por três comédias clássicas adaptadas para uma ótica popular – Ave!; Inês, chegou a sua vez!; e Emancebados – a trilogia incentiva a discussão da sociedade atual com muito humor e inteligência.
Por redação
Foto Fabio Nunes Teixeira e divulgação