Iluminar corretamente o quarto das crianças é muito importante, já que elas devem se sentir confortáveis, principalmente na hora de dormir. É necessário criar um ambiente agradável e adaptar a iluminação em função de cada espaço do quarto: área para brincar, espaço para estudar, cama etc.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a harmonia entre a iluminação e a decoração do dormitório, aproveitando ao máximo a luz natural. Para não errar na hora de iluminar, a Lustres Yamamura traz uma lista com cinco dicas importantes para não errar no projeto de iluminação do quarto infantil.
1. Aproveite ao máximo a luz natural do cômodo para que as crianças não tenham que forçar a vista durante o dia. Assim, as cortinas devem ser leves e translúcidas suavizando o sol direto.
2. Quanto à luz artificial, combine uma luz geral para o quarto todo com focos em determinadas áreas, como o lugar para brincar ou o escritório.
3. Uma lâmpada de teto pode ser uma boa ideia para a iluminação geral, além disso, existem vários modelos infantis que as crianças vão adorar: em forma de bichinhos, de carro, de estrela etc. O mais importante é que a lâmpada esteja a certa altura ou diretamente no teto para que as crianças não a alcancem.
4. Os focos de luzes pontuais podem ser lâmpadas de mesa, mas devemos ter cuidado sempre com o que colocamos ao alcance dos pequenos para evitar acidentes (lâmpadas de vidro podem acabar no chão). Por exemplo, podemos colocar uma luminária no criado-mudo para o caso de a criança acordar no meio da noite, mas sempre a certa altura para que não haja nenhum problema.
5. Devemos prestar muita atenção às medidas de segurança no quarto infantil. Tomadas podem significar um grande risco se as crianças colocarem os dedos ou algum objeto pontudo dentro delas. Logo, devemos colocar protetores de segurança.
Por redação
Foto divulgação