E quem estará distribuindo conhecimentos em dois eventos é o poeta, cantador e folclorista Bosco Maciel, que se apresentará no XVIII Revelando São Paulo, no Parque Vila Guilherme, e no Salão do Livro de Guarulhos, no Ginásio Paschoal Thomeu.
No Revelando São Paulo, “Bosco Maciel em canto, verso e prosa” será apresentado no dia 14 de setembro, a partir das 14 horas, no stand de contação de histórias (Nani Braun e Débora Kikuti).
Já no 4º Salão do Livro, no Café Literário, Bosco ministrará a palestra “Identidade Cultural e a Nação que queremos”, mediada por Rogério Brito, no dia 17 de setembro, às 19 horas.
O poeta
João Bosco da Silva nasceu em março de 1950, na cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. Filho de José Cardoso da Silva e Santa Maciel, desde criança manifestava interesse pelas artes, principalmente pela pintura e música. Conhecido como Bosco Maciel, em 1970 mudou-se para São Paulo e quatro anos depois veio residir em Guarulhos, onde casou-se com Marli, com quem teve três filhos.
Em 1977 concluiu o curso universitário. Mesmo vivendo em Guarulhos, nunca esqueceu sua origem, centrando suas pesquisas nas figuras pitorescas do sertão, como os emboladores de feira, os cegos cantadores, as benzedeiras, os vaqueiros e outros personagens que compõem o folclore nordestino.
Em 2005 participou do “Projeto Funcultura”, da Secretaria de Cultura de Guarulhos, e classificou-se em primeiro lugar com o livro ‘Romanceiro’. Em 2007, criou a Casa dos Cordéis, espaço cultural cujo objetivo é valorizar todo tipo de manifestação artística e popular. No instituto são feitas apresentações de música e teatro, saraus literários e musicais, exposições de arte, danças regionais e eventos, como a Folia de Reis, o Cavalo Marinho e o Desafio de Cantadores Repentistas. Bosco Maciel também coordena grupos de estudos que coletam peças e documentos que contam a história dos costumes brasileiros.
Entrou para Academia Guarulhense de Letras (AGL) no ano de 2007. Em 2010, recebeu o título de Cidadão Guarulhense da Câmara Municipal de Guarulhos, como reconhecimento por serviços prestados à cidade na área de cultura popular.
Sua dedicação à cultura brasileira é um tributo a seu estado de origem, assim como uma contribuição à valorização de nossa cultura regional. Para ele, assim como a língua do povo identifica este país, a manifestação de seus valores culturais transforma este mesmo país em nação.
Serviço
Bosco Maciel em canto, verso e prosa – Revelando São Paulo
Local: Parque Vila Guilherme – Trote – Praça dos Trotadores, s/n, Av. Nadir Dias de Figueiredo s/n, altura do número 1700, Vila Guilherme, São Paulo
Onde: stand de contação de histórias (Nani Braun e Débora Kikuti)
Data: 14 de setembro de 2014
Horário: a partir das 14h
Bosco Maciel – Salão do Livro
Local: Ginásio Paschoal Thomeu – Rua João Bernardo Medeiros, 233, Bom Clima, Guarulhos, São Paulo
Onde: Café Literário
Data: 17 de setembro de 2014
Horário: 19 horas
Por Kelly Saito
Foto divulgação