O Teatro Bolshoi, fundado em 1776 na Russia, é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. Mariana Gomes foi a primeira brasileira na história a ser contratada pela companhia e também a fazer parte de seu elenco principal, posição que poucos, russos ou não, conquistam.
Ela chega ao Brasil em junho próximo para três apresentações no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde está no elenco de “Spartacus”. Em São Paulo também serão três apresentações, porém, do famoso espetáculo “Giselle”. O Bolshoi não se apresenta no país desde 1999.
A bailarina
Mariana Gomes começou sua trajetória na dança aos sete anos, na Escola de Ballet Adalgisa Rolim, na cidade de Lauro de Freitas (BA). Aos 14 anos, foi incentivada por sua professora a fazer um teste na Escola de Teatro do Bolshoi, de Joinville, e acabou selecionada entre os 4.700 currículos enviados. Não demorou muito para que ela fosse convidada para concluir os estudos em Moscou.
“O Bolshoi sequer sabia como contratar alguém com passaporte brasileiro e mal entendiam o que eu tentava falar. Foi um susto cultural, mas hoje estou bem adaptada, gosto de Moscou e aos poucos aprendo a lidar com a rotina puxada e o ritmo de vida totalmente diferente de uma “pessoa normal”. Falo russo fluente e sou formada em Pedagogia em Dança Clássica pelo Teatro Russo.
A rotina é puxada. Mariana chega ao Bolshoi às 10h para duas horas e meia de alongamento e aula. Ensaia até às 15h e tem tempo livre até às 18h, quando retorna para a sessão ou para outro ensaio, que pode ir até às 23h. Folga somente as segundas. “Para suportar o ritmo é preciso muita coragem, determinação, técnica, caráter e inteligência”, conta Mariana.
Dores no corpo e lesões (ela já feriu os dois joelhos e o ombro) são constantes. “Se você chegar em casa sem dor é porque não se esforçou”, diz.
E Mariana se esforça. Hoje ela faz parte do corpo de baile da Cia e se apresenta em solos. Já fez a Colombina de “O Quebra-Nozes”, o solo da tabaqueira em “Carmen” e é o primeiro Cisne de “O Lago dos Cisnes”. E este ano será possível vê-la no Brasil integrando o elenco de “Spartacus” e “Giselle”.
Um pouqinho mais de Mariana…
Idade: 28 anos
Peso: 49 kg
Altura: 1,64 m
Local de nascimento: Belo Horizonte
Faz balé: desde os sete anos
Tempo de Bolshoi: nove anos
Função no Bolshoi: integrante do corpo de baile e solista em algumas montagens
Serviço
“Spartacus”
Teatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, s/n, Centro, Rio de Janeiro
Dias 17, 18 e 19 de junho, às 20h
“Giselle”
Teatro Bradesco (Shopping Bourbon) – Rua Turiassu, piso Perdizes, 2100, São Paulo Dias 20, às 20h30; e 21, às 15 e 20h30
Por redação
Foto divulgação