A Mônica Filgueiras Galeria é palco da exposição “O Princípio”, de Renato Leandro. Na mostra, uma série de gravuras geométricas assinadas pelo artista plástico e tatuador. A exposição segue até 31 de janeiro.
Renato Leandro nasceu em São Paulo em 1985. Desde a infância aprecia números e cálculos. Como tatuador, aprendeu a utilizar a matemática e a geometria em conjunto com o pontilhismo, afirmando a crença de que o conjunto de minúsculas partículas é fundamental para a composição de uma grande obra.
Suas duas passagens pela Europa foram decisivas para que ele ampliasse o suporte de seus trabalhos e passasse a pintar em tela e papel. “A atenção sobre a tatuagem está mudando em todo mundo, escalando degraus que as elevam a obra de arte”, fala o artista.
O editor Décio Rosolen viu as telas e sugeriu a reprodução em gravura em serigrafia. As dez bras desta série estarão expostas na Galeria Mônica Filgueiras. De forma intuitiva, sensível e detalhada, o trabalho de Renato Leandro ilude a fisiologia humana, enganando sentidos e provocando vertigens em um jogo de ilusões geométricas.
Apesar de cerebral e sistemática, construída com rigor, sua arte simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém igual, assim como o universo. Pelo uso de cálculos matemáticos, a série de criações oferece um mergulho sensorial em abismos tridimensionais.
Serviço
Exposição “O Princípio”, de Renato Leandro
Local: Mônica Filgueiras Galeria – Rua Bela Cintra, 1533, São Paulo
Data: de 2 de dezembro até 31 de janeiro de 2014
Horário: de segunda a sexta, das 10 às 19h; e aos sábados, das 10 às 14h30
Informações: 11 3082 5292
A galeria estará fechada de 23 de dezembro a 4 de janeiro
Por redação
Fotos divulgação