O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes e geralmente é preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2, o chá verde ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino. O consumo diário desse chá diminui as taxas do colesterol e fortalece as artérias e veias. Também desintoxica e acelera o metabolismo, melhora o trânsito intestinal e combate os radicais livres. Saiba mais sobre o chá verde.
Retirado da mesma planta do chá verde, possui as mesmas propriedades, mas algumas são mais intensas. Pode ajudar a prevenir doenças do coração e câncer. Ele reduz o colesterol ruim, ajudando no fluxo sanguíneo e protegendo o coração. Ele pode, ainda, diminuir o nível de açúcar no sangue e ajudar a prevenir ou atenuar os sintomas da diabetes.
Rico em flavonoides, previne doenças cardíacas. Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sanguíneo saudável. O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos flavonóides como os da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas.
Estimulante, melhora o ânimo e confere disposição. Tem ação antiinflamatória, sendo utilizado para dores de garganta. O chá de gengibre poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. É um poderoso anticoagulante, trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares. Saiba mais sobre o gengibre.
É indicado para eliminação de gases estomacais e intestinais e cólicas intestinais. É digestivo e anti-espasmódico. O chá de anis estrelado é indicado para gripes, cólicas, gastrites, enterites, gases, espasmos gastrintestinais, tosses, bronquite, calmante, expectorante. Excelente para melhorar a imunidade. Saiba mais sobre o anis estrelado.
6. Chá de Canela
É bom para as vias respiratórias em períodos de gripes e resfriados. O chá de canela também ajuda nas funções digestivas. Entretanto, não deve ser usado com muita frequência ou em concentração muito alta. Chá de canela é antidepressivo e ajuda a controlar a compulsão por doces. Saiba mais sobre a canela.
Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido “chazinho de camomila” acalma os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. Saiba mais sobre a camomila.
Ótimo para azias e mal-estar originados do fígado. Trata enxaquecas, gases e dores de estômago. Favorece a digestão de gorduras. Possui propriedades anestésica, anti-séptica, antibacteriana, antiinflamatória, antimicrobiana, antioxidante e calmante da pele. É indicado para afecções do fígado e da vesícula, cálculo biliar, cólica, diarréia, digestão, dispepsia, febre e fraqueza orgânica.
O chá do capim-limão tem poderes calmantes, sedativos, em problemas gastrointestinais, em casos de febre e até dor de cabeça. Também facilita a digestão e reduz a retenção de líquidos. Acalma os nervos e ajuda na depressão. Têm propriedades analgésicas, antidepressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal.
A infusão do arbusto produz uma bebida avermelhada e com sabor adocicado, que combina com diversos blends. O Rooibos é naturalmente livre de cafeína e, por isso, não prejudica casos de insônia.
Dentre os flavonóides presentes no Rooibos, está a quercetina, que possui propriedades antiinflamatórias – com poder de reduzir a inflamação e dor associada – e que auxilia no relaxamento muscular. É rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio, fosfato, potássio e antioxidantes. Saiba mais sobre o rooibos.
A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. A erva contém inúmeros nutrientes essenciais ao nosso organismo. Dentre eles estão a fibra dietética, as vitaminas C, B e D, além de minerais como o magnésio, ferro, o sódio e o potássio. A hortelã funciona como calmante e sedativo natural. Regula o intestino e alivia dores. Fortalece o fígado e ajuda na retenção de líquido. Saiba mais sobre a hortelã.
A infusão age com muito rigor nas nas gorduras acumuladas na região abdominal, pois ajuda a eliminar o açúcar do sangue. As folhas da oliveira possuem potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre. Estas substâncias são altamente antioxidantes, sendo ultra eficientes contra o envelhecimento e ainda estimulantes do metabolismo, que elimina gorduras com mais rapidez. Saiba mais sobre o chá de oliveira.
Orégano é um dos principais temperos do Brasil, uma vez que apresenta diversas propriedades benéficas, como vitaminas A, C e do complexo B, zinco, magnésio, cálcio e potássio. A infusão fornece bons resultados para a saúde e o bem-estar. Os benefícios do chá de orégano incluem ação antiinflamatória, antioxidante, fortalecimento do sistema imunológico, além de combate aos fungos e bactérias. Essa infusão ainda reduz níveis de colesterol alto e estimula a digestão, pois é rica em fibras. Por conter carvacrol e timol, tem o poder de combater fungos e bactérias que podem causar infecções no organismo, como gripes. Saiba mais sobre o orégano.
Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar. A erva cidreira também ajuda a aliviar as dores de cabeça, combater os gases, aliviar as cólicas menstruais e intestinais e prevenir distúrbios renais. Saiba mais sobre a erva cidreira.
A infusão é geralmente utilizada para preparar todo o tipo de chás a base de flores, folhas e frutos carnosos. Ferva a água e coloque num recipiente (dê preferência aos de vidro). Coloque a planta e tampe por aproximadamente 10 minutos. Sirva em seguida, pois os chás feitos há muito tempo oxidam, perdendo parte do sabor e dos seus princípios ativos.
O ideal é que as partes das plantas a serem utilizadas sejam raladas, moídas ou picadas, assim favorece a passagem dos princípios ativos da planta para água. Evite a fervura por muito tempo, pois também pode haver perda dos princípios ativos.
Já foi comprovado que existem algumas ervas utilizadas em chás que favorecem o processo de emagrecimento por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, aceleraram o metabolismo e a queima de gorduras.
Entretanto, se você tem a intenção de emagrecer, vá com cautela: o chá não pode subsituir uma refeição. Deve-se tomar no máximo 3 xícaras diárias, e deve sempre estar aliado a uma alimentação saudável e exercícios físicos. Assim, o corpo terá os nutrientes que precisa — fibras, carboidratos e vitaminas. Um dos chás mais eficientes para acelerar o metabolismo é o chá verde.