Montagem dirigida por Hudson Glauber tem direção musical de Thiago Gimenes, texto de Alexandra Garnier e elenco formado por Luckas Moura, Gabriel Moura, Vicky Valentim, Giulia Ayumi, Carol Amaral, Dorgival Júnior e Madu Araújo.
Estreia no dia 6 de julho, sábado, o espetáculo CONECTADOS o Musical no Teatro das Artes, às 18 horas, em São Paulo. Sete jovens atores – Luckas Moura, Gabriel Moura, Vicky Valentim, Giulia Ayumi, Carol Amaral, Dorgival Júnior e Madu Araújo – protagonizam uma eletrizante, divertida e também dramática aventura musical em busca do sucesso, na qual a conexão entre eles precisa ir bem além da tecnologia.
A dramaturgia foi criada por Alexandra Garnier, a partir de ideias do próprio elenco. Hudson Glauber assina a direção geral e Thiago Gimenes é responsável pela
direção musical, assinando também as canções do espetáculo, que são
interpretadas ao vivo nessa ‘pop broadway’. Na ficha técnica tem ainda
André Capuano na direção de movimento e Chico Spinoza na cenografia. A
idealização é do próprio elenco que resolveu levar à diante um projeto
de gente grande, que os artistas tinham em comum.
No enredo, sete jovens apaixonados pela música participam das audições de um grande concurso de talentos. Eles são Bia, July Mie, Angel, Tuco, Duda, Helena e JP, adolescentes de realidades e características muito diferentes, que se veem conectados pela música, em busca de um mesmo sonho.
Os ingredientes dessa trajetória passam pelo cotidiano das personagens e suas particularidades: diferenças sócio-culturais, relações familiares, romances, intrigas, amizade e dúvidas sobre o futuro. No decorrer da trama, os artistas descobrem que precisam transpor os obstáculos, enfrentar os percalços, tirar as máscaras e efetivar uma conexão real humana, fora do aplicativo do celular, para potencializar a possibilidade de sucesso pessoal e profissional.
O diretor Hudson Glauber comenta que há uma boa carga dramática na encenação que, somada à irreverência juvenil, explora também a intensidade das questões familiares, o distanciamento dos pais, a carência, a busca desses jovens por um lugar no mundo. “CONECTADOS o Musical reflete sobre as consequências da falta de tempo na sociedade contemporânea para cultivar os laços. A encenação passa pelas fragilidades de cada personagem com suas diferentes atitudes, personalidades e individualidades”, afirma o diretor.
A música assume também um papel dramatúrgico no espetáculo. O texto de CONECTADOS o Musical está nas letras das canções e, segundo o diretor musical Thiago Gimenes, traz fundos morais que aprofundam os conflitos desses jovens. “A trilha sonora acompanha a identidade de cada personagem e conta cada história em linguagem ‘broadway’, misturando ritmos como pop, rock, rap, reaggae e balada”, revela Gimenes .
“CONECTADOS o Musical promete divertir e emocionar, não só pela aventura dos jovens em busca da realização, mas também pela descoberta de suas próprias identidades”, finaliza Hudson Glauber.
As personagens
Bia
(Carol Amaral) – Bia tem 16 anos, é estudiosa e aplicada em tudo que
faz. Sua mãe é costureira e seu pai, contador, perde o emprego ao longo
da trama, deixando Bia na iminência de ter que abandonar o concurso.
Parece passiva, mas sua paciência termina diante do desrespeito.
Sensível e romântica, ela logo se apaixona por um dos garotos.
July Mie
(Giulia Ayumi) – July tem 16 anos, filha de pai brasileiro e mãe
japonesa. Descolada, simpática e alegre, vive rodeada de amigos com seu
estilo ‘skatista’. Tem déficit de atenção e odeia estudar, mas é muito
focada quando assunto é cantar e dançar. É alvo da implicância dos
colegas por ser a última a entender os fatos, a rir das piadas; é meio
‘perdidinha’. Tem pavio curto e sai em defesa dos mais fracos. Se sente
pressionada em casa por ter um irmão nerd e suas notas serem baixas na
escola. Sente que precisa provar para os pais do que é capaz.
Angel (Vicky Valentim) – Angel, 16 anos, é bonita e antenada. O pai é profissional bem sucedido que tem aversão à carreira artística. A mãe os abandonou quando ela era pequena e foi em busca do sonho de ser cantora. Como lembrança, tem um retrato e uma carta. Mimada pelo pai, que atende todos os seus desejos, é impaciente com as fraquezas alheias; usa a arrogância como uma forma de proteção. Ela ainda tem dúvidas sobre sua orientação sexual.
Helena (Madu Araújo) – Helena, 15 anos, é a irmã mais nova do personagem Duda. Não tem intenção de ser cantora profissional, mas é louca por famosos. É dona de mais de 70 fã-clubes no Instagram; aficionada por atores, youtubers e cantores; viciada em fanfics, novelinhas e webseries. Não tem a menor ideia de que profissão seguir. Com a separação dos pais, entrou ainda mais no mundo de amigos virtuais. Seu estilo de se vestir traz a identidade de seu ídolo. Ela é engraçada e acha que é ‘dupla’ musical do Tuco, seu vizinho.
Duda (Dorgival Júnior) – Duda, 17 anos, é o irmão mais velho de Helena. Com os hormônios em ebulição, só pensa em namorar. É conquistador, mas ainda está aprendendo a lidar com as garotas. Não gosta de ser visto ao lado da irmã. O pai, divorciado da mãe, mulherengo e machista, exerce grande influência sobre Duda. Nunca pensou em ser cantor e desconhecia seu talento. Inscreveu-se no concurso para ficar perto de Angel, por quem se apaixonou.
Tuco
(Gabriel Moura) – Tuco, 17 anos, vem de família de músicos de classe
média. Seus pais são ‘alternativos’, veganos, adeptos de fitoterápica e
reciclagem. Sempre vê o lado positivo de tudo e odeia brigas.
Tranquilão, meio alienadão e sempre atrasado, parece estar sob o efeito
de maconha. É a favor da liberdade sexual e da legalização da maconha,
usa roupas alternativas e em seus bolsos sempre tem coisas como uma
banana ou uma pequena imagem de Buda.
JP
(Luckas Moura) – JP tem 17 anos, é sensato e inteligente. É calado, tem
um ar de mistério: guarda um segredo. Seus pais são milionários e
sempre conseguiram tudo para os filhos usando a influência. JP resolve,
pela primeira vez, conquistar algo pelo seu próprio mérito. Todos pensam
que ele é um rapaz humilde, que vive com a avó na periferia. Apesar da
diferença social, JP tem conexão imediata com Bia.
Ficha técnica
Dramaturgia: Alexandra Garnier. Direção: Hudson Glauber. Direção musical, composições e preparação vocal: Thiago Gimenes. Direção de movimento: André Capuano. Elenco: Luckas Moura, Gabriel Moura, Dorgival Júnior, Giulia Ayumi, Vicky Valentim, Carolina Amaral e Madu Araújo. Cenografia: Chico Spinoza. Desenho de luz: Rodrigo Alves ‘Salsicha’. Trilha sonora: Tomé Souza. Figurino: Liliane Ávilla. Assistência de cenografia: Kimiko Kobayashi. Assistência de direção: Rodrigo Trevisan e Felipe Caiafa. Cenotecnia e adereços: Marcos Santos. Operação de som: Felipe Moraes. Operação de luz: Jarbas Sardinha. Contraregras: Thiago Nunes e Martins Silva. Microfonista: Rodrigo Papa. Técnica de palco e camarins: Luana Pessi. Idealização: DGM Produções Artísticas. Produção e realização: Nosso Cultural, DGM Produções Artísticas e Ministério da Cidadania. Direção de produção: Ricardo Grasson. Produção executiva: Heitor Garcia e Felipe Aidar. Gestão de projeto: Lumus Entretenimento. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Comunicação visual e redes sociais: Teto Cultura. Book de apresentação: Felipe Barros. Fotos design cenário: Woodstock Produtora. Fotos: Caio de Biasi.
Serviço
Espetáculo: CONECTADOS o Musical
Estreia: 6 de julho, sábado, às 18 horas
Temporada: 6 de julho a 31 de agosto. Sábados, às 18h
Gênero: Musical. Duração: 60 min. Indicação de idade: 12 anos.
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia).
https://www.ingressorapido.com.br/ e https://bileto.sympla.com.br/event/61209/d/65184
Teatro das Artes – Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 – 3º Piso – Pinheiros. São Paulo/SP
Telefone: (11) 3034-0075. Capacidade: 769 lugares.