Guarulhos ficará mais colorida e bonita na próxima semana, em que comemora seu aniversário de 455 anos. A cidade vai realizar a 3ª edição da Expo Orquídea, entre os dias 5 a 8 de dezembro, das 9 às 19 horas, no Orquidário Público de Guarulhos, na avenida Papa João XXIII, 219. O evento é uma oportunidade para conferir de perto mais de 400 plantas de 50 espécies deslumbrantes.
O visitante poderá comprar a preços populares espécies raras e exóticas, como a Vanda, a Phalaenopsis e a Dracula, além da Laelia purpurata, popularmente conhecida como a “rainha das orquídeas”, por sua forma robusta e as cores marcantes.
Quem tiver interesse em cultivá-la não pode deixar de participar das oficinas gratuitas, que ensinarão as maneiras mais fáceis de cuidar delas. As atividades serão realizadas todos os dias de evento, no Centro de Educação Ambiental (CEA) Virgínia Ranali, com entrada gratuita, e em duas sessões: às 10h e às 14h. No último dia, na próxima terça-feira, dia 8, acontece também às 16h. A inscrição prévia deverá ser feita somente para a aula prática sobre ilustração botânica, que deve feita pelo telefone 2475 9859.
A mostra reunirá associações orquidófilas, especialistas do Instituto de Botânica de São Paulo, colaboradores e colecionadores de orquídeas. Na ocasião, o público terá também, nas visitas monitoradas, a oportunidade de conhecer o Orquidário Público de Guarulhos, que abriga 300 espécies entre nativas, híbridas e exóticas.
Programação
5 de dezembro (sábado)
9 às 19h – Visitação
10h e 14h – Oficina de Cultivo Básico, com Geraldo Trisca Neto
6 de dezembro (domingo)
9 às 19h – Visitação
10h – Oficina de Cultivo Básico, com Leonardo Freitas do Vale (Núcleo Orquidófilo Guarulhos)
14h – Orquídeas da Cantareira, com Luciano Zandoná
7 de dezembro (segunda)
10h – Métodos de cultivo do Orquidário Público de Guarulhos, com Luciano Zandoná
14h – Visita monitorada ao Orquidário Público de Guarulhos
8 de dezembro (terça)
10h – Oficina de ilustração botânica, com Liris Fujimori
14h – Oficina de ilustração botânica para crianças, com Liris Fujimori
16h – Métodos de propagação para miniorquidários, com Juliana Moreira
Fotos Fabio Nunes Teixeira/PMG