Nesta quinta-feira, dia 3, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A celebração permite uma maior sensibilização e conscientização da população e poder público em busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992. A partir de então, a cada ano é estimulada uma reflexão tanto na instância nacional como na municipal. A ONU busca enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, empresas e público em geral. Neste sentido, como um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, a acessibilidade se insere na promoção da igualdade.
Em Guarulhos
Para assinalar a data, a Prefeitura entregará para a população uma área de lazer com instalação de brinquedos para crianças cadeirantes, no Parque Júlio Fracalanza, às 10h, Vila Augusta. No mesmo dia, também haverá a inauguração de academia para criança da primeira infância e pessoas com deficiência, às 11h, no Jardim Angélica.
Para Firmino Manoel da Silva, responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, os brinquedos permitirão que crianças com deficiência possam desfrutar o prazer de brincar e a liberdade que as demais crianças possuem. “O objetivo principal é incentivar a convivência e a inclusão social, começando com as crianças, afinal, elas também são contempladas pelo direito ao lazer previsto pela Constituição, e a verdadeira inclusão começa com elas”.
Foto divulgação