Como parte da programação do Projeto Espaço & Arte, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio do Conservatório Municipal, o Teatro Adamastor recebe a Banda da Base Aérea de São Paulo. A apresentação, gratuita, será na quinta-feira, dia 26, às 20h.
No repertório de cerca de 1h10, o grupo vai apresentar músicas de compositores populares como Milton Nascimento (“Maria, Maria”) e Chico Buarque (“Homenagem ao Malandro”) e canções conhecidas como “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, imortalizada na voz de Elis Regina.
“Também vamos executar músicas sinfônicas compostas exclusivamente para bandas”, comentou o regente, capitão Moisés de Souza Ferreira, mencionando a “Suíte Pernambucana de Bolso”, composta por José Ursicino da Silva, conhecido como maestro Duda. “É um compositor com muitas obras para banda e a maior parte de suas peças é voltada para a região Nordeste. Assim, todas as músicas mostram alguns destes ritmos, como frevo e coco”, explicou.
“Portrait of Freedom”, do norte-americano Steven Reineke (1970), também integra o programa, além de peça do belga Jan Van Der Roost (1956).
Instituída há 72 anos, a Banda da Base Aérea tem, atualmente, 45 músicos.
Você sabia?
Sabe qual a diferença entre banda e orquestra? O capitão Moisés explica. “A banda tem naipes de sopro e percussão, não tem cordas. Portanto, a gama de instrumentos de sopro é muito maior numa banda, com clarinetas, flautas, trombone, trompete e um naipe só de saxofone. Já a orquestra tem um naipe de cordas além do de sopro e de percussão”.
Serviço
Projeto Espaço & Arte – Apresentação da Banda da Base Aérea
Teatro Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo, Guarulhos, São Paulo
Dia 26 de março de 2015
Às 20 horas
Entrada franca
Por redação
Foto divulgação