Casa do Batuque apresenta: Festival Dialéticas Afro Musicais
O Centro Cultural São Paulo vai receber todo primeiro sábado, entre os meses de maio a agosto, o Festival Dialéticas Afro Musicais. Reunindo grandes nomes do cenário musical e pensadores negros para debater a historicidade afro-brasileira. Serão rodas de conversas e ao final o público será contemplado com pockets shows de Fabiana Cozza, Nega Duda, e Banto Samba Club, entre outros.
O projeto ficou em primeiro lugar pela 5ª Edição do Edital de Apoio a Música para a cidade de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que visa trabalhar as multiplicidades da capital, fortalecer e difundir a produção artística. Além de dar visibilidade para as histórias apagadas, silenciadas e ocultadas do grande público.
Cida Gonçalves, uma das idealizadoras do projeto e produtora cultural, explica que o foco principal desse projeto é a diversidade. Poder verificar o quanto nossa história vem de uma ancestralidade que nos formou como pessoas, como seres pretos.
“A ideia é associar as músicas aos temas de cada mesa. Um exemplo é a primeira roda, que vai falar da feminilidade da mulher negra, e que terá a cantora Fabiana Cozza, Gê de Lima, e Tupinambá, mostrando para os jovens que estarão lá, a potência dessas vozes”, explica Cida.
O sociólogo e idealizador do projeto, Tadeu Kaçula, revela que pensou esse formato com pessoas que são acadêmicas, mas que também são intelectuais orgânicos, que fazem a transformação diária da sociedade, e que têm suas bases ligadas aos temas que as mesas irão trabalhar.
“O formato pensado para trabalhar como roda, gira, é uma questão da continuidade e da fluidez que os nossos mais velhos traziam. A cosmovisão Bantu neste contexto é a perspectiva de equidade do nosso povo, de transmitir seus conhecimentos”, finaliza Kaçula.
Público e convidados para as mesas de debates terão a oportunidade de trabalhar o elo ancestral que deu origem às manifestações afro-paulistas. O evento será na sala Adoniran Barbosa, que tem capacidade para 622 pessoas, no Centro Cultural São Paulo, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes, às 18h.
Serviço:
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua.: Vergueiro, 1000
Data: 07 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto
Horário: 19h
Entrada: gratuita