Pesquisa feita por Stella Artois, marca de cerveja da Ambev, em parceria com Ipsos aponta que 87% dos entrevistados concordam com o fato de que é importante a rotina de se conectar com amigos e familiares para jantar
Quem não se identifica com o hábito de sugerir um encontro, que acaba no “vamos marcar?”, mas nunca sai do papel? Para unir as pessoas em bons momentos, criando novas memórias ao redor da mesa e levando em conta a rotina das pessoas, a cerveja Stella Artois questionou o quanto os encontros, jantares e happy hours estão acontecendo se as agendas estão tão cheias. Será que esses encontros estão sendo negligenciados a ponto de ficarem na gaveta?
Um estudo publicado pela Food Industry Association1 em 2015 concluiu que, nos Estados Unidos, comer sozinho já havia se tornado um hábito tão regular, que atingia mais de 50% da população. Outro estudo2 da mesma organização, publicado durante a pandemia da Covid-19, relatou que fazer as refeições em família, durante a fase de isolamento social, se tornou um hábito capaz de oferecer suporte físico e emocional durante um período desafiador e que a prática deveria ser mantida.
Em parceria com a Ipsos3, Stella levantou uma pesquisa que traz dados sobre como as pessoas se relacionam com os encontros ao redor da mesa. O resultado foi categórico: 87% dos entrevistados concordam totalmente com o fato de que é importante a rotina de se conectar com familiares e amigos para um jantar. Além disso, 77% dos ouvidos gostariam de voltar ao hábito de se reunir com familiares para momentos ao redor da mesa.
E foi pensando nisso que Stella Artois, cerveja da Ambev, se prontificou a promover os encontros entre as pessoas queridas, trazendo de volta um dos reencontros mais aguardados do Brasil para passar essa mensagem: as atrizes Adriana Esteves e Débora Falabella, que deram vida às personagens icônicas Carminha e Nina, se reuniram após mais de dez anos do último trabalho juntas na televisão em um jantar surpresa promovido por Stella Artois. Inimigas na ficção, mas grandes amigas na vida real, elas foram convidadas para se reencontrarem e criarem novas boas memórias, principalmente ao redor da mesa. A iniciativa faz parte da campanha “Vamos Marcar”, que tem como objetivo lembrar as pessoas de que os encontros são oportunidades para trazer de volta aquele jantar que ficou no limbo dos aplicativos de mensagem. Veja o encontro emocionante aqui neste vídeo.
“Encontrar com a Débora foi ótimo, é uma verdadeira raridade conseguir passar o dia inteiro juntas. Hoje, relembramos nossos momentos mais incríveis, comemos uma refeição deliciosa, acompanhada de Stellinha gelada. Para mim, esse jantar já está na memória de experiências maravilhosas que tive junto dessa amiga querida”, ressaltou Adriana. Débora, por sua vez, concorda que os grandes momentos estão nos encontros mais corriqueiros e que muitas vezes são deixados de lado: “Acho tão importante tirarmos o tempo que for possível para estarmos juntos de quem amamos, conversando, relembrando e criando novas vivências em conjunto. Foi incrível reencontrar a Adriana, conversamos sobre tantas coisas incríveis que vivemos juntas – e esse jantar já uma das nossas memórias favoritas!”, comenta.
Diretora de Marketing de Stella Artois, Mariana Porto explica que o intuito é contar com personalidades icônicas para inspirar de volta o que foi deixado de lado ao longo dos anos e para que esse hábito de fato retorne ao dia a dia do brasileiro: “As refeições diárias passaram a ser meramente funcionais e não precisam ser assim. Nosso objetivo é relembrar as pessoas sobre como é prazeroso e revigorante dividir uma boa refeição com pessoas amadas, aproveitar para retomar as conversas e colocar em prática um estilo de vida com mais tempo para dividir com os outros ao redor da mesa”.
Débora Falabella e Adriana Esteves Crédito da imagem: Gabriela Mo |
Além de convidar as atrizes Débora Falabella e Adriana Esteves para repassar a mensagem e convidar as pessoas a se encontrarem, Stella Artois também está dividindo a conta com consumidores desde o início de maio, para que esses encontros de fato acontecessem. Nas últimas semanas, mais de 4 mil encontros saíram do papel nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, por meio de uma mecânica de vouchers promovida pela marca: o consumidor adquiria um cupom de R$100, por apenas R$50, para encontrar com pessoas queridas em restaurantes participantes das regiões, todos liderados por mulheres. Já foram mais de 16 mil vouchers adquiridos e que ainda podem ser resgatados pelo site.