Começou, nesta terça-feira, 3, a semana de moda parisiense outono inverno 2015/16. São nove dias de desfiles, com marcas como Chanel, Dior, Saint Laurent, Celine, dentre outras, mostrando as tendências da próxima estação.
Um batalhão de fotógrafos, blogueiras, jornalistas de moda, clientes e compradores já está na cidade. Nesta semana, Paris, mais do que nunca, respira moda!
Desde que começou, em 1943, nos EUA, a Fashion Week tem sido um dos momentos mais importantes da moda prêt-à-porter. É neste período também que acontecem os salões (feiras), onde marcas do mundo inteiro vêm expor suas coleções, aproveitando que todos os compradores internacionais importantes estão na cidade.
O novo objeto de desejo de nove entre dez fashionistas antenadas é a pulseira Clou, da Cartier. Desde que foi lançada, virou mania, assim como a pulseira Love, que já era um clássico da Maison. Durante a Fashion Week, acontece na boutique um verdadeiro desfile de clientes deslumbrantes atrás do acessório.
Em ouro amarelo, branco e rosa, e com diamantes, as pulseiras são uma verdadeira tentação – causam o mesmo efeito que a bolsa “birkin”, da Hermés, nas mulheres de bom gosto. O interessante é usar os dois modelos juntos e misturados de uma forma bacana e despretensiosa.
A localização da boutique Cartier, na Rue Fraçois 1er, é estratégica para os fashionistas que vêm a Paris, no coração do ’8eme arrondissement’, chamado “le triangle d’or”, do lado da Dior, Balmain, Courrèges e de vários showrooms.
As clientes brasileiras são recebidas num espaço VIP pelo gemólogo e mestre em alta joalheria Rafael Lupo Medina, que, além de orientar na compra, explica detalhes sobre a qualidade e a pureza dos diamantes.
E, como lembrancinha, tem o hábito de oferecer um lindo livro com imagens que contam um pouco da história da marca.
Os dois modelos – a Clou e a Love – foram criados pelo designer Aldo Cipullo; a Love, no início dos anos 70, e a Clou, mais recentemente.
A Cartier foi fundada em 1847; desde então, tornou-se a Maison preferida de vários reis e rainhas. Sempre primou pela qualidade e extremo bom gosto de suas peças, mostrando o que há de melhor do savoir faire da joalheria francesa. Quando se adquire uma peça assinada Cartier, adquire-se, também, um pouco da história de uma das mais importantes joalherias do mundo.
Por Paulo Pereira, de Paris
Fotos Gerson Lirio