No mês de maio, São Paulo recebe mais uma edição do Moda Documenta e do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, dessa vez no Teatro da Faculdade Santa Marcelina, uma iniciativa do Museu da Indumentária e da Moda (MIMo). O objetivo do evento é propor e debater diretrizes para a implementação e disponibilização de acervos físicos, digitais e físico-digitais.
No ano passado, o MIMo inovou com o lançamento do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, com o intuito de propiciar maior participação de pesquisadores e profissionais ligados a Moda, Design, Museologia, Antropologia e áreas relacionadas.
A edição deste ano propõe o tema geral “Traje e memória: acervos, narrativas, design e tecnologias”, com o objetivo de entender como e por que os modos de vestir servem de mecanismo de produção simbólica e cultural. O congresso deste ano pretende, ainda mais, abordar aspectos históricos, socioeconômicos, políticos e estéticos como influenciadores na produção têxtil, na criação da indumentária e, claro, da moda.
Na programação de palestrantes, nomes como Hildegard Angel, do Instituto Zuzu Angel; Marília Salgado, do Centro de Referência de Moda de BH; e Beth Filipecki, da Rede Globo – que falarão sobre acervos de moda: memórias, marcas e coleções – , e o historiador João Braga, que estará à frente de uma das conferências que propõe refletir sobre moda brasileira. Confira a programação completa clicando aqui.
Serviço
Seminário Moda Documenta e Congresso Internacional de Memória, Design e Moda
Teatro da Faculdade Santa Marcelina – Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo
Inscrições e informações no site modadocumenta.com.br
Por redação
Foto divulgação