Podemos sim considerar nossa casa de praia como nossa segunda casa. Mas é um lugar especial, longe da loucura… Ao descer a serra você já incorpora o clima de relaxamento, lazer e prazer. Para desfrutar desses momentos da melhor forma, um ambiente decorado com a cara do clima praiano vai ajudar. Não estamos falando de luxo propriamente, mas sim de conforto. Quer saber como conquistar este lar? Então, olho nas dicas.
Lembre-se: você está na praia, portanto, abuse dos elementos naturais como a luz natural e a vegetação; traga ambos para dentro da sua casa. Cachepôs com plantas devem estar sempre presentes. Já a luz natural entra por meio de claraboias, pé direito alto e janelões, quanto mais luminosidade natural melhor.
O que vale aqui são os motivos náuticos, cores entre verdes e azuis, tudo que nos remeta a esse lugar. Para os móveis, podemos optar pelos rústicos, de madeira ou fibras sintéticas (facilmente encontrados em sofás, cadeiras e poltronas). Os tecidos devem ser preferencialmente impermeáveis, napa ou vulcouro, para revestimentos de sofás. Para os pisos, as melhores opções são os de fácil manutenção; o ideal seria escolher um único modelo para todos os ambientes da casa, o que dará a sensação de grandeza. Dê preferência a um porcelanato.
Para aquele ar de frescor, cores claras, janelas grandes e portas-balcão. Na arquitetura da sua casa, priorize a integração de ambientes, entre sala e cozinha, tudo amplo e arejado. Para os elementos de decoração, selecione itens que nos remetam ao mar ou artesanais, sejam quadros do tema ou obras de arte, cestos, tapetes de fibra natural e artesanatos com temas marítimos (âncoras, estrelas do mar ou peixes etc). Tudo salpicado por cores mais alegres, mas nada em excesso.
Para quem quer adotar uma linha de reaproveitamento de objetos com baixo custo, dicas como pallets, tanto para sofás como centros de mesa, servirão para conter o bolso; esses mesmos podem se tornar prateleiras. Baseado nessas soluções e definições simples executadas de uma única vez de forma correta, essas dicas servirão por muito tempo sem a necessidade de eterna renovação. Afinal, estamos numa casa decorada em estilo praiano e pronto, que nos chama somente para relaxar!
Por Denise Fagundes, designer de interiores
Edição Kelly Saito
Fotos blog abouthome