O fim de ano chegou mais uma vez! Considerada por muitos como o melhor período para celebrar e promover diversos encontros de amigos e familiares em casa, está época também traz muitas dúvidas sobre como preparar a casa para estes festejos. Pensando nisso, a professora Tamie Aguilera Watanabe, do curso de Eventos da Universidade Cruzeiro do Sul, preparou 10 dicas que ajudarão você a garantir a satisfação de todos durante as confraternizações.
1. Planejamento: é a palavra-chave da realização de um bom evento. Qualquer tipo de evento deve ser bem planejado. O sucesso é o resultado de um evento bem conceituado.
2. Organização: organizar é diferente de planejar. Planejar é idealizar, sonhar, criar, enquanto organizar é realizar, esquematizar, colocar cada coisa em seu lugar. Organizar um evento requer envolvimento, responsabilidade, habilidade e carinho pelos convidados.
3. Convite: o convite é a primeira impressão do evento. É por ele que o convidado considera ir ou não ao evento. Um convite simples, mas, bem escrito, discreto e bonito pode ser mais bem visto do que um cheio de cores, grande e com muitos detalhes.
4. Convidar sempre com pelo menos 20 a 30 dias de antecedência. Planejar e organizar pelo menos três meses antes.
5. O número de convidados vai determinar o tamanho de sua festa. Se o número de convidados for maior que 20 pessoas, você precisará de ajuda. Desde o serviço de copeira e garçons, até os serviços de um personal chef. Hoje existem no mercado diversos tipos de serviços para eventos que podem facilitar a sua vida.
6. Decore bem sua casa ou o salão onde realizará o evento. Uma bela decoração e ambientação exigem flores, brilho, fitas, balões, boa música, mesas, cadeiras e sofás. Isto não quer dizer que exija muitas cores e muitos móveis. Cuidado com a decoração, pois muita informação é sinal de indecisão. Seja claro e objetivo ao decorar o ambiente. Escolha dois ou três itens de cada, como cores, flores, mobiliário e outros itens em geral.
7. As bebidas devem atender homens, mulheres e crianças. Assim, a variedade deve ser maior. Priorize águas, refrigerantes, sucos naturais e bebidas alcoólicas leves. Soda italiana e vinhos também são bem-vindos.
8. Os aperitivos ou entradinhas podem ser colocados em diferentes lugares, para que os convidados se sirvam da melhor forma. Preparações leves, sem molhos e maionese, são os mais indicados. Mistura de frutas e legumes costumam agradar.
9. Saladas, canapés e outras preparações frias em colheres, pratinhos e palitinhos pré-preparados facilitam muito a vida do anfitrião. Uma linha de descartáveis brilhantes e mais resistente está no mercado para ajudar nas festas.
10. Esteja bem preparado para poder dar atenção aos seus convidados e aproveitar bem a festa.
Por redação
Foto divulgação