Fotos Erik Almeida
Com temporadas simultâneas em West End (Londres) e na Broadway (Nova Iorque), o clássico filme de espionagem de Alfred Hitchcock, “The 39 Steps”, transformou-se em uma comédia de enorme sucesso, vencendo dois prêmios Tony, nos EUA, e o prêmio Lawrence Olivier, de melhor comédia de 2007, na Inglaterra.
Já no Brasil, a peça foi vista por mais 150.000 espectadores, que acompanharam as mais de 100 peças de figurinos, os mais de 150 adereços e os atores Paulo Goulart Filho e Henrique Stroeter fazerem mais de 30 personagens em cena. Em cartaz no Teatro Itália, a pela será apresentada até 29 de junho.
Versão de Alexandre Reinecke e Clara Carvalho
Misture uma obra-prima do cineasta consagrado Alfred Hitchcock com um saboroso romance de espionagem, acrescente uma pitada de “Monty Python” (série cômica britânica) e experimente a peça “39 Degraus”, escrita por Patrick Barlow.
Fora do país, você encontrará esta receita batizada de The 39 Steps. Com temporadas simultâneas em West End (Londres) e na Broadway (Nova Iorque), o clássico filme de espionagem de Alfred Hitchcock, The 39 Steps, transformou-se em uma comédia de enorme sucesso. A versão teatral recebeu inúmeros prêmios, entre eles dois Tony, o Drama Desk Award e o de Melhor Comédia.
No Brasil, a direção de “39 Degraus” é de Alexandre Reinecke, que também assina a tradução e adaptação brasileira, juntamente com Clara Carvalho. O resultado é uma comédia de suspense, maravilhosamente criativa e emocionante.
No elenco, Danton Mello, que vive Richard Hannay, Paulo Goulart Filho (Homem 1 e mais 30 personagens), Rosanne Mulholland, desempenhando três papéis (Annabella, Pamela e Margaret) e Henrique Stroeter (Homem 2 e mais 30 personagens).
Em “39 Degraus”, Richard, um belo sedutor incorrigível, conhece a linda agente secreta, com sotaque alemão, Annabela Schimit (Rosanne Mulholland). Encantado, ele a leva para o seu apartamento, onde a moça é misteriosamente assassinada.
Esse acontecimento detona toda a trama de suspense policial. Richard, único suspeito, foge com a intenção de investigar as informações passadas por Annabela, salvar seu país e provar a sua inocência.
A história acontece em Londres e parte da Escócia, no período pré Segunda Guerra Mundial. Durante sua caminhada, o conquistador conhece uma moça chamada Pamela (Rosanne Mulholland), que hora o denuncia, hora envolve-se amorosamente com ele e o ajuda durante as fugas.
A terceira personagem vivida por Rosanne é Margaret, uma caipira da roça escocesa. Por ter um affair com Richard, ela o ajuda a fugir da polícia durante sua estada na Escócia. Rosanne Mulholland, Paulo Goulart Filho e Henrique Stroeter que dão vida a 30 personagens, entre espiões, capangas, mulheres, fazendeiros etc. “No vai e vem das interpretações desses dois atores, somam-se cerca de 130 trocas de personagens”, esclarece Reinecke.
Segundo o diretor, esse trabalho é “uma grande e deliciosa brincadeira, um desafio que apresenta várias técnicas e gêneros teatrais, como o melodrama, a dupla de clowns, o teatro de sombra, a mímica e muita expressão corporal”.
Para ele, sua direção se diferencia pela busca de uma execução virtuosa e liberdade de adaptação condizente ao gosto do público brasileiro. “O que existe já é genial. É o tipo de peça que nos aparece uma vez na vida. Um prato cheio para artistas realmente envolvidos com a arte do teatro”.
“Por sorte temos um grupo de atores dedicados e concentrados no trabalho. Todos interagem para depurar ao máximo as indicações do texto, corpo e direção. Realmente uma bela montagem”, completa Alexandre.
Serviço
“Os 39 Degraus”
Local: Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344, Ed. Itália Metro República, São Paulo
Temporada: até 27 de julho de 2014
Horários: sextas-feiras, ás 21h30; sábados, ás 19 e 21h30, e domingos, ás 18h
Classificação etária: 12 anos
Duração: 1h40
Gênero: comédia de suspense
Capacidade: 276 lugares
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada)
Vendas pela internet: Compreingressos
Informações e vendas: 11 2122 2474