Gente linda e querida,
Para minimizar rugas, marcas de expressão ou arquear sobrancelhas a aplicação da toxina botulínica, ou botox, está sendo uma prática cada vez mais comum na vida de homens e mulheres. Isso devido o método auxiliar no rejuvenescimento da aparência e elevar a autoestima. Com a popularização do procedimento estético, é natural que surjam muitas dúvidas sobre o assunto e pensando nisso, a dermatologista Dra Anna Cecília Andriolo explica as principais vantagens (IN) e desvantagens (OUT) do procedimento para desmistificar de vez a técnica.
O grande benefício do botox consiste na paralisação das rugas de expressão da face, uma vez que a musculatura não se contrai, dessa forma a pele suprajacente não enruga e evita o envelhecimento. Quanto mais cedo se inicia (desde que haja rugas de expressão) mais cedo previne e retarda-se o envelhecimento. É importante lembrar que crianças e adolescentes não precisam de tais aplicações.
“Uma vez que se começa a fazer, não precisamos fazer sempre. Isso é um mito! O que acontece é que, se fizermos com regularidade, conseguimos prevenir de forma ampla o envelhecimento, pois mantemos os músculos em descanso na maior parte do tempo”, explica Anna Cecília.
O botox também tem diversas finalidades, pode ser usado nas rugas do terço superior da face, como testa e olhos – para os famosos pés de galinha-, no terço inferior, como a mandíbula, e pescoço. Outras finalidades do botox são para o tratamento de doenças. A toxina é um tratamento para a rosácea, uma vez que os vasos sanguíneos começam a proliferar no rosto, e para o excesso de transpiração nas axilas e palmas das mãos.
“Segundo os últimos congressos mundiais de dermatologia, o botox pode ser usado também na forma de micro-gotas aplicadas em “drug delivery” para a melhora do tônus facial. O Drug Delivery é uma técnica que facilita a entrada e potencializa a penetração de ativos no corpo, rosto ou couro cabeludo, reduzindo não só o tempo como o número de sessões do tratamento em questão”, afirma.
Por outro lado, a dermatologista também expõe as principais desvantagens do procedimento, entre eles está o desconforto na hora da aplicação, mas que também pode ser minimizado por anestesias, e o fato da pratica deixar um pequeno hematoma no local, dependendo dos vasos sanguíneos de cada paciente.
“O procedimento tem duração de 4 a 5 meses, e dependendo da técnica de aplicação, pode ficar com um resultado “artificial” por cerca de 30 dias, por isso é importante escolher bem o profissional que irá fazer a aplicação para evitar este problema”, informa a dermatologista.
Segundo Anna Cecília, o ideal é sempre combinar os tratamentos para tratarmos a face como um todo. “Retirar as rugas é parte importante do rejuvenescimento, mas não exclui a necessidade de estimular e contrair o colágeno e tratar as manchas”, finaliza.
Sobre Dra. Anna Cecília Andriolo
(CRM SP 141502 • CRM GO 12882)
Anna Cecília Andriolo é médica dermatologista, graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Cursou Prática Profissionalizante em Tricoses pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Fellowship em Tricologia na Escola Paulista de Medicina (EPM) e Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e Laser pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD.
Atuando há vários anos na área, com consultórios em São Paulo e Goiânia, sua cidade natal, Anna Cecília é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC). Entre os anos de 2013 e 2014, foi colaboradora do ambulatório de Tricologia do Hospital das Clínicas da FMUSP e participa ainda do Grupo de Estudos de Cabelos da SBD – RESP (regional São Paulo).