Os ex-atletas Zico e Juninho Pernambucano e o ator e dançarino Mineirinho de Maceió vestiram a camisa da Campanha Nacional de Conscientização sobre Doença de Pompe, patologia rara que afeta o tecido muscular e compromete, principalmente, os músculos esqueléticos.
O intuito dos padrinhos é somar forças na divulgação da campanha, uma iniciativa da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) que tem como objetivo informar a população sobre a enfermidade, capacitar os profissionais da saúde para reconhecer os principais sinais clínicos e reforçar a importância do diagnóstico precoce. Os sintomas mais comuns da Doença de Pompe são fraqueza muscular, fadiga, escoliose, falta de ar, câimbras e dor muscular crônica.
Por ser uma patologia rara, o diagnóstico é, na maioria dos casos, tardio, levando um tempo médio de 14 anos para confirmação precisa. A incidência mundial da doença é de um para cada 40.000 nascimentos vivos. No Brasil, existem cerca de 120 pacientes identificados.
Com o tema Tempo é músculo, e músculo é vida, a terceira edição da Campanha Nacional de Conscientização sobre a Doença de Pompe é realizada durante todo o mês junho. Neste ano, serão mais de 50 eventos em 23 Estados, sendo que o Brasil foi o primeiro no mundo a estabelecer um dia específico para marcar a divulgação da doença: 28 de junho.
Conheça a agenda completa da campanha clicando aqui.
Por redação
Foto divulgação