O Conservatório Municipal de Guarulhos abre um novo “braço” no Teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão, com dois projetos voltados à atividade orquestral e música de câmara. As inscrições começaram hoje, dia 4, e seguem até dia 8.
Desenvolvidos pelo professor e maestro Celso Franchini, os projetos Orquestrando e Camerata CMG envolvem desde crianças e adolescentes a adultos. Toda a comunidade pode participar e as atividades são gratuitas.
No caso do Orquestrando, o projeto prevê aulas as quartas-feiras, das 10h às 11h30, voltadas a um público com idade entre 9 e 14 anos. Haverá outra turma, das 18h às 19h30, voltada a adolescentes e adultos. A ideia é formar um público mais rico culturalmente, que entenda e participe do universo das orquestras, desde como são formadas às técnicas instrumentais utilizadas.
“Este projeto vai trabalhar a informação musical, no sentido técnico e estético, através do meio orquestral. Vamos conversar sobre as peças, a história e o contexto de sua composição, porque quando você sabe a história de uma música, você tem condição de ouvir a mensagem de uma maneira mais completa”, explica Franchini.
No caso da Camerata CMG, os encontros serão as quartas-feiras, das 14h às 15h30, no Nelson Rodrigues. A idade mínima para participar é 15 anos. Os interessados devem ter dois anos de prática em um instrumento (violino, viola, contrabaixo e violoncelo). “Queremos formar uma nova orquestra de cordas na cidade e há músicos para isto, ampliando os horizontes deles”, destaca o maestro.
Só no Conservatório
Já o Projeto Orquestra de Câmara será realizado as terças-feiras, das 15h às 18h, na sede do Conservatório, na avenida Tiradentes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dia 5 de maio.
Para se inscrever é preciso ter idade mínima de 14 anos e ter pelo menos dois anos de estudo de um instrumento (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, trombone de vara, trompete, trompa, flauta, oboé, clarinete e fagote). “É uma oportunidade de dar chance para o músico da cidade se profissionalizar. Guarulhos tem um potencial artístico e cultural muito grande”, diz o maestro Celso Franchini.
Serviço
Projeto Orquestrando e Camerata CMG
Inscrições: de 4 a 8 de maio, das 8h às 20h, no Teatro Nelson Rodrigues (rua dos Coqueiros, 74, Lago de Vila Galvão, Guarulhos, São Paulo)
Projeto Orquestra de Câmara
Inscrições: até dia 5 de maio, das 9h às 20h, na sede do Conservatório Municipal de Guarulhos (avenida Tiradentes, 2551 – Guarulhos, São Paulo)
Por redação
Foto Jair Malavazi