Aline Duran acaba de lançar seu mais novo trabalho autoral, o álbum “Sente o Som”, onde amplia seu horizonte para além do ritmo jamaicano, se aprofundando em suas outras influências musicais como o R&B e o Soul, além de um flerte com o Jazz.
Gravado no Estúdio Baeta, o novo trabalho é composto por nove faixas, sendo sete produzidas por ela junto com Francys Silva, Rafael Labate e Edu Diux. O disco também traz uma música produzida por Ziggy Coltrane, onde Aline faz um dueto com Bunny Rugs (cantor da famosa Third World). O disco também inclui o já conhecido single “Sorrir pra mim”, produzido por Alberto Vaz.
Após o seu disco de estreia – que foi considerado um dos grandes trabalhos de reggae contemporâneo -, a artista resolveu produzir seu sucessor fazendo jus a alguns de seus ídolos como Erykah Badu e Ella Fitzgerald, sem se prender a categorizações, fazendo parte da nova geração de artistas que fazem música sem fronteiras. “Estou em busca da minha própria linguagem musical e prezo muito a liberdade no processo criativo para realizar um trabalho cada vez mais autêntico. Preciso estar sempre me reinventando e deixo a minha música expressar essas transformações”.
As faixas caminham por climas que vão desde a calma e alegre “Numa boa” chegando até a singular e indomável “Mais que uma canção”, todas com arranjos muito bem amarrados entre si. Já o dueto na faixa “I believe in you” foi uma homenagem. “Foi uma honra poder realizar esta parceria e um dos maiores privilégios que já tive em minha carreira, me apaixonei pela canção assim que a escutei, e incluí-la no disco foi uma forma de homenagear o grande artista que foi o Bunny Rugs.” A faixa foi produzida em Nova York, escrita e arranjada por Kwame Heshimu, e teve a participação de músicos como Jonathan Fritz e de Victor ‘Ticklah’ Axelrod, fundador das bandas “Easy Star All-Stars” e “Antibalas Afrobeat Orchestra”.
Assim como a faixa título “Sente o Som” sugere, a proposta deste novo trabalho da arista é sentir o som e, a partir disto, desfrutar de suas nuances sem limitações. A nova temporada de shows conta com um repertório recheado de ska-jazz e neo soul, e uma boa receptividade de quem assiste. “O show é o momento de maior entrega e a energia acaba sendo mais intensa pelo fato de haver essa troca com as pessoas. É onde a música se torna nossa”, comenta a cantora.
Aline Duran nasceu em São Paulo e reside há 20 anos em Guarulhos. No site oficial é possível ouvir e baixar o disco.
Por Kelly Saito
Foto Breno Banu