A Camerata GuaruCordas se apresenta nesta quinta-feira, 30, às 20h, no Teatro Adamastor, dentro da programação do Projeto Espaço & Arte, mantido pelo Conservatório Municipal de Guarulhos. A entrada é franca.
Sob regência de Celso Franchini, o grupo vai executar Concerto Polonois (Concerto Polonês), do compositor barroco alemão Georg Philipp Telemann (1681-1767), Concerto para Violino em Sol Maior, de Antonio Vivaldi (1678-1741), com a participação do solista Fabio Silva, e Divertimento em Ré Maior, de Wolfgang A. Mozart (1756-1791).
“Vivaldi era uma espécie de roqueiro da época, com aquela peruca vermelha e a música que ele compôs é comunicativa, forte, que ressalta o papel do solista. Já Divertimento, de Mozart, é uma peça bem conhecida. Foi criada para servir de música ambiente, como aquele fundo musical que a gente escuta enquanto espera num consultório. Como era uma peça de muita qualidade musical, foi colocada no repertório da época. É uma música que exige uma técnica muito grande dos violinos”, explica o maestro Celso Franchini.
A GuaruCordas foi criada há 11 anos e, atualmente, conta com 13 instrumentistas. Embora congregue alunos do Conservatório Municipal de Guarulhos, é um grupo independente. “Fazemos um trabalho artístico de peso maior e escolhemos peças originais para o nosso repertório, ou seja, as peças têm maior grau de dificuldade. Todos os instrumentistas são muito jovens. O mais velho, por exemplo, tem 18 anos”, expõe Franchini, ressaltando a importância do trabalho dos jovens instrumentistas.
Serviço
Camerata GuaruCordas – Projeto Espaço & Arte
Teatro Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo, Guarulhos, São Paulo
Dia 30 de abril de 2015, às 20h
Entrada franca
Por redação
Foto Jair Malavazi