Gente linda e querida,
Aproveite a primavera:
1 – Passear em contato com a natureza: Aproveite a primavera para caminhar na praia, na grama, entre árvores, até mesmo em uma trilha. O passeio pode ser enriquecido com inúmeras brincadeiras ao ar livre (“seu mestre mandou”, “pega-pega”, “esconde-esconde”, pegar conchinhas…). “Esse passeio possibilita o contato com a natureza, tão raro hoje em dia. Crianças que tem esse tipo de experiência costumam ir melhor na escola e a apreciar melhor os momentos”, enfatiza a Dra. Mariana.
2 – Andar de bicicleta: O tempo claro e ameno da estação das flores é propício para sentir aquele ventinho gostoso no rosto! Em relação a isso, passear de bicicleta é um exercício prazeroso e muito funcional para a saúde. Até mesmo para quem não sabe andar, o período é favorável para tentarmos aprender, pois nunca é tarde para conhecer novos hobbies!
3 – Piquenique ao ar livre: Dentre todas as atividades, nenhuma remete melhor à primavera do que o bom e tradicional piquenique no parque. Reunir a família para um lanche é uma ótima maneira de confraternizar! Uma boa sugestão é montar a cesta (com frutas, sanduíches naturais, sucos integrais e iogurtes) junto com os filhos, para que eles possam aprender a preparar os próprios lanches.
4 – Conhecer praças e locais culturais: Muitas vezes, quando moramos próximo a certos locais históricos, pouco nos interessamos visitar, seja por puro cômodo ou, até mesmo, esquecimento. Aproveite um dia bonito de sol e temperatura agradável e chame os seus familiares para dar uma volta por esses centros. Esse lugares constantemente recebem atividades culturais, artísticas e esportivas legais para assistir!
5 – Ir à praia: Aproveite os dias de sol típicos da primavera e a hora a mais do horário de verão para juntar a família para tomar um delicioso banho de mar. Além de proporcionar um dia agradável para os seus famíliares, ir à praia ajuda a renovar as energias e traz benefícios para a saúde, tanto para a mente como para o corpo.
6 – Um dia no clube: Dia de sol! É hora de escolher um clube, reunir os familiares e ir se divertir à beira da piscina. Para as crianças é um programa e tanto, já que terão espaço e liberdade para brincar à vontade. Muitos clubes ainda possuem quadras de esportes, o que facilita uma proposta para um jogo de interação ou uma disputa com a família.
7 – Práticar esportes: Que tal fazê-lo em família e desfrutando as belezas da natureza? Vocês podem correr ou jogar aquela bolinha no parque, praticar esportes na praia…. Segundo a psicóloga, a prática estimula a sensação de pertencimento e de trabalho em equipe, fortalecendo a relação e os sentimentos.
8 – Leitura em família: Um das imagens mais associadas à leitura é ler sentado embaixo da árvore, não é mesmo? Sendo assim, que tal fazer uma roda literária com a sua família e aproveitar a natureza? Além de estimular o hábito de ler, a atitude pode ajudar a diminuir a vergonha da leitura em voz alta, ensinar novas histórias e aproximar a família.